Imagem capa - PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU CASAMENTO por Carlos Augusto dos Santos
O CARLOS TE AJUDA

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU CASAMENTO


Eu como fotografo de casamento sei que casamento se trata de um investimento muito alto e para planejar tudo não é uma tarefa super fácil, estou dizendo isso pois ja estive ai no mesmo time que o seu, quando decidir me casar não sabia nem por onde começar, o que buscar e a ansiedade batia forte. A verdade é que o segredo está no planejamento; com um planejamento bem feito e organizado com certeza você será uma noiva mais tranquila e feliz! Isso da certo, confie em mim.

Muitos dizem que o ano só começa após o carnaval neh...kkkk por isso resolvi dar algumas dicas sobre um assunto muito importante, e as vezes um pouco assustador na fase dos preparativos: "O PLANEJAMENTO FINANCEIRO."


Nos preparar financeiramente para o casamento e lidar com esse assunto não é nada fácil e sim desafiador. Você precisa saber quais são os planos de vocês para o futuro, de onde vai vir o orçamento para custear a festa, quanto cada um poderá colaborar e até mesmo se vão precisar criar uma poupança só para isso, pois em um evento dessa categoria tudo deve ser pago até a data do seu casamento.


Bom creio que, se vocês definir um orçamento total é o que te dará a diretriz para qual caminho seguir, que fornecedores contratar, onde e o que cortar. Além de te ajudar a controlar as emoções desse momento, que mexe com o nosso coração, pois te trará um lado um pouco mais racional na hora de tomar decisões.


Acho que se começar a organizar o seu casamento sem essa base, com certeza irá gastar muito mais do que já imaginou um dia gastar e talvez nem saiba ao certo quanto gastou no final. Então, já que vimos que planejamento é a palavra chave! Logo abaixo vou deixar um passo a passo para lhe ajudar nessa caminhada.


PLANILHA


1. PLANILHA; Queridos quando falamos em gastar dinheiro, a primeira coisa que devem fazer é criar uma planilha no excel, caso não tenha muita habilidade com essa ferramenta fiquem tranquilos vou deixar a MINHA PLANILHA aqui que criei especialmente para vocês. 



ORÇAMENTO TOTAL


2. ORÇAMENTO TOTAL; Depois que definirem todos os fornecedores que irão contratar na planilha, lembrando que vocês podem adicionar fornecedor caso estiver faltando algum ok?!


IMPORTANTE.

 – Esta é hora de definir suas prioridades e entender o que terá ou não no seu casamento.

– Claro que podemos usar o número de convidados sim como base para definir o orçamento total, ou seja, quanto mais convidados tiver na sua festa mais terá que investir, lembrando que, não necessariamente gastará menos se reduzir a lista de convidados "blz".

– Algumas pessoas escolhem fazer um casamento menor mais aconchegante, gastar a mesma coisa que gastariam em um casamento para 200 pessoas, por exemplo, mas conseguir investir da maneira que realmente sonham e sem passar por apuros.



PORCENTAGEM



3. PORCENTAGENS; Com a planilha em mãos, todos itens que vai querer no casamento e sabendo o valor total que pretende gastar agora é a hora de definir as porcentagens. Isso é relevante para saber quanto poderá investir para cada um dos fornecedores e lembre-se de suas prioridades aquilo que realmente importante para o seu casamento.

Lembrando que não poderá gastar mais que 27% com buffet ,20% foto e vídeo, 10% espaço e 15% com decoração, pois se usar mais do que o planejado irá ultrapassar o valor total que deseja investir – é por isso que o mito de que você sempre gasta mais do que você pretende existe.


COTAÇÃO DE VALORES


4. COTAÇÕES DE VALORES; Let's Go dê início as cotações. Depois que vc já sabe quanto pode gastar, comece a procurar muitas referências sim eu disse muitaaaaaaas referências. Vá em sites e blogs de casamento – eles já tem um seleção de bons fornecedores, eles já fazem essa triagem para você. Fala com as suas amigas que já casaram, lembra do que vc gostou no casamento delas, peça indicações. Eleja os top 3 de cada item que você mais gostou do trabalho e pede o orçamento. Não adianta escolher 10 fornecedores de cada item isso ira confundir sua cabeça e fazer você gastar ainda mais o seu tempo, deixar indecisa. 3 fornecedores é o suficiente para vc ter uma media de valores e serviços. Se depois que receber os orçamentos e eles não estiverem de acordo com o seu perfil , vá para os próximos 2 da sua lista.


*DICA IMPORTANTE

Tente imaginar você, no trabalho desse fornecedor, eu sempre digo para as noivas que me pedem indicações de algum fornecedor, "feche os olhos e viva o momento como se fosse você".



FLUXO DE PAGAMENTO


5. FLUXO DE PAGAMENTO; Monte seu fluxo de caixa para os pagamentos usando uma planilha também no excel, mas fiquem tranquilas o Tio Carlos também ja pensou em tudo vou deixar aqui a MINHA PLANILHA para vocês. Nela após vocês terem em mãos os valores de cada fornecedor com os os devidos meses de pagamentos é so lançar nessa planilha que deixei para vocês. A maioria dos fornecedores não recebem depois do casamento, então precisa ter exatamente o planejamento mensal de pagamentos para conseguir a forma de pagamento com cada fornecedor.


ATENÇÃO;


  • Pagamento à vista às vezes pode parecer interessante pelo desconto, mas pode te deixar descapitalizado em um mês que terá que pagar vários outros fornecedores.


  • Se está se casando fora da sua cidade, não esqueça de considerar custos de frete e hospedagem para os fornecedores.


AGENDE OS PAGAMENTOS



6. AGENDE TODOS OS PAGAMENTOS; Eitaaaaaaaaaa se você parar pra pensar são tantos fornecedores e tantos pagamentos que pode acabar esquecendo o dia que foi acordado. Então para evitar alguns constragimentos vindo de algum fornecedor e evitar de pagar multas, deixe tudo já agendado assim que fechar o contrato.


DICAS;


Se possível marquem em sua agenda um dia antes da data combinada, alem de não correr o risco de esquecer por causa do corre corre do dia a dia, e uma coisa legal o fornecedor vendo você pagar antecipado ate mesmo que seja um dia, ele ficara muitoooo feliz, vai por mim..hahahahahahahaha



RESUMO FINAL


7. RESUMO FINAL DOS PAGAMENTOS; Agora que você esta fera com planilhas, crie uma planilha de resumos de pagamentos para não chegar na semana do casamento e não saber o que ainda falta pagar – sabe aquela gravata que ficou faltando lançar nas planilhas anteriores ou aquele serviço extra contratado.

Oh um casamento fechando as contas pode variar de R$ 30.000,00 a milhões de reais. tudo ira depender do empenho, sonho e bolso de cada casal. Existem infinitas possibilidades, mas essa é a hora que você precisa saber onde e como cortar e o que não é prioridade para você.

Bom noivinhas se fizerem esse passo a passo tenho certeza que não terá nenhuma crise de pânico no meio da organização pois vocês não irão estourar o orçamento e saberá do início ao fim quanto irá gastar no total e com cada fornecedor. A base de tudo é a disciplina e organização, porque se não mantiver a planilha atualizada de nada vai adiantar todo esse trabalho.


LEMBRANDO


Essa planilha vocês podem usar para a vida pessoal também.


PLANILHAS PARA DOWNLOAD:


PLANILHA FINANCEIRA PARA MEU CASAMENTO 

FLUXO DE PAGAMENTO DE FORNECEDORES


PS: Espero que tenho ajudado vocês com esse pepino que é o PLANEJAMENTO FINANCEIRO, cuide bem do seu sonho!

Estamos sempre falando algo sobre casamento em nosso Instagram @carlosaugustofotografias